Recuperando Boot do Windows XP

No Windows – como qualquer outro sistema operacional – estamos sujeitos a sofrer um dos problemas que podem trazer muitas dores de cabeça: O fato do sistema não inicializar. Este problema é até comum, e frequentemente pode acontecer como consequência, por exemplo, de um pique de energia. Na maioria dos casos, os principais problemas estão relacionados ao setor de inicialização que pode corromper ou ser danificado, assim como os próprios arquivos do Windows podem conter diversos erros. Muitos usuários simplesmente vêem este problema como um caso perdido, e sem titubear formatam a máquina e reinstalam o Windows. Isto é totalmente equivocado, e traz uma perda de tempo – além do inconveniente, é claro – desnecessária.

Este problema pode ser facilmente resolvido na maioria das vezes simplesmente se utilizando o console de recuperação do Windows, o qual podemos realizar utilizando o CD/DVD de instalação do S.O.

Para habilitarmos o boot por CD é necessário que seja alterado a ordem de boot dos dispositivos na sua BIOS. Geralmente esta opção está na tela de Advanced Bios Features, mas vária de acordo com as versões BIOS existentes.

Tela da BIOS

O que deveria ser feito neste exemplo, é colocar o “CDROM” como “first boot device”. Deste modo, ao se iniciar o boot, se houver uma mídia bootavel dentro do drive de CD ele será automaticamente carregado.

Se utilizarmos o CD do Windows XP para dar o boot, a opção do console de recuperação deve ser ativada usando a tecla “r”.

Boot do Windows XP

Será solicitado que você altere o layout do seu teclado, como aqui no Brasil utilizamos em grande maioria o layout “pt_br-ABNT-2” podemos teclar “ENTER” e escolher o respectivo layout. Por fim nos será perguntado a qual instalação do Windows desejamos nos conectar. Está opção vai depender de onde seu sistema operacional está instalado, ou quantas instalações você tiver, comumente por possuimos apenas uma instalação do XP, a opção será a “1”. O sistema exibirá então o prompt de comando, onde efetuaremos a recuperação utilizando alguns comandos:

c:\> fixmbr

Este comando fará com que o setor mestre de inicialização seja regravado pelo Windows. Então quando recebemos mensagens do tipo “mbr corrupted”, “missing operating system” e etc, ou o sistema nem mesmo chega a tela de carregamento do Windows, este comando poderá resolver o problema.

c:\> fixboot

Escreve um novo setor de partição no sistema. Se o sistema conseguir identificar o setor mestre de inicialização (mbr), mas mesmo assim o Windows não carregar por completo, esta pode ser a solução corrigindo assim registros de inicialização do sistema.

c:\> chkdsk

Este é o check disk, que antigamente já foi conhecido como scandisk. Arquivos essenciais do Windows podem conter erros, assim, precisamos corrigi-los para que o sistema possa carregar normalmente – Muitas vezes o sistema nos alerta sobre estes arquivos corrompidos através da famosa Tela Azul “da Morte”.
O chkdsk contém alguns parâmetros que devemos entender:
/p – Faz o exame de superficie, examinando a integridade do disco.
/r – Localiza os setores danificados e tenta fazer a recuperação. (Exige a utilização do parâmetro /p)
Deste modo se quisermos fazer uma verificação mais eficiente e completa o comando ficará assim:

c:\> chkdsk /p /r

Por último vou citar resumidamente como recuperar arquivos que de algum modo não estão mais no sistema. Por exemplo, ao recuperarmos a inicialização do Windows o sistema exibe a mensagem de que não foi possível encontrar o arquivo explorer.exe e então interrompe o seu carregamento por aí. Nos resta mais uma vez utilizar o console de recuperação e recuperar o arquivo através do CD do Windows. Faremos isto utilizando o expand.
As cópias dos arquivos no CD do Windows ficam na pasta i386, então no exemplo acima recuperaríamos o arquivo da seguinte forma:

c:\> expand d:\i386\explorer.ex_ c:\windows\system32\explorer.exe

Neste caso a unidade d: seria a minha unidade de CD, você deve modificá-la de acordo com sua respectiva unidade.

Vários sistemas podem ser recuperados simplesmente utilizando estes comandos, que de certa forma não chega a ser uma tarefa difícil. Em um futuro post abordarei como recuperar a inicialização do Windows Vista/7.

Anúncios
    • Tito Lívio
    • 15 de novembro de 2010

    Ao utilizar esse comando, me deparei com uma situação esquesita. A unidade que está instalado meu S.O é a C, mas ao utilizar a recuperação do XP só aparece a D, como se estivesse instalado na d que fica um modem de internet. como resolver isso?
    e a ordem de rcuperação é;
    1 fixboot
    2 fixmbr
    3 CHKDSK?

      • pngsk8
      • 15 de novembro de 2010

      Tito, quanto a “ordem” ela não é específica, cada comando vai realizar um tipo de restauração no Windows… se por exemplo, ao ligar o computador aparecer aquela tela preta do Windows carregando, o comando fixmbr já não é necessário, pois o registro mestre já está sendo inicializado corretamente… então o uso dos comandos vai depender especificamente do que estiver acontecendo em seu sistema…
      Quanto a unidade d: muitas vezes o sistemas são instalados na c: contendo arquivos em uma unidade d:, mas como não sei como seu sistema está distribuído, experimente remover outras unidades não relativas ao S.O (neste caso seu modem)…
      Abraço!

    • Rafa
    • 16 de agosto de 2012

    É chkdsk /f /r

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: